Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre tratamento e destinação final de resíduos sólidos
O tratamento e destinação final de resíduos sólidos são processos estritamente necessários para a preservação do meio ambiente, pois protege o solo, a água e o ar, prevenindo a contaminação por agentes químicos e biológicos.
O que é tratamento e destinação final de resíduos sólidos
Trata-se de um conjunto de medidas adotadas para a destinação final de resíduos sólidos, tais como a coleta, separação, armazenamento, reciclagem, aterramento e incineração. Esta prática busca localizar, reduzir e disposar adequadamente os resíduos sólidos de forma a evitar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Como funciona o tratamento e destinação final de resíduos sólidos
O tratamento e destinação final de resíduos sólidos começa com a coleta e a separação dos materiais. Uma vez separados, os materiais podem ser encaminhados para processos de reciclagem, como a reforma e recuperação de materiais, ou para processos de destinação final, como a incineração ou o aterramento. O processo é fundamentado nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.
Vantagens do tratamento e destinação final de resíduos sólidos
- A geração de energia limpas;
- A redução de materiais prontos para serem descartados;
- Diminuição dos custos associados ao gerenciamento dos resíduos;
- Eliminação da ocupação dos solos e dos cursos d'água;
- Diminuição do tempo de decomposição dos resíduos;
- Preservação dos recursos naturais;
- Diminuição da poluição das águas e dos solos;
- Redução de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Deste modo, a adoção do tratamento e destinação final de resíduos sólidos é importante para o equilíbrio ambiental e a saúde humana. Se você está buscando parceiros qualificados para o gerenciamento de resíduos sólidos, conte com a Renascimento, empresa especializada no segmento, e com toda a expertise do seu corpo técnico. Peça já uma cotação.