Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Gestão de resíduos sólidos
A gestão de resíduos sólidos tem se tornado cada vez mais importante no meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. É uma forma de dar um destino adequado às sobras de produção industrial, comercial e doméstica para que eles não se acumulem nos meios urbanos ou naturais e causem enormes danos à saúde humana e ao meio ambiente. O que é gestão de resíduos sólidos?
Gestão de resíduos sólidos é o conjunto de medidas que tem por objetivo planejar, executar e controlar as atividades relacionadas ao tratamento e destinação final de resíduos sólidos. Esta gestão é feita a partir da lei nº 12.305/2010, que trata das políticas de gestão de resíduos sólidos. Como funciona? A gestão de resíduos sólidos trabalha com quatro etapas principais: coleta dos resíduos sólidos, tratamento, transbordo e destinação final desses materiais. Afim de garantir a saúde da população e preservar o meio ambiente, é importante que as empresas adotem medidas para o gerenciamento e reciclagem desse material, além da destinação correta dos materiais que não podem ser reciclados. Vantagens da gestão de resíduos sólidos
- Redução no acúmulo de lixo nas áreas urbanas;
- Diminuição da contaminação do solo, ar e água;
- Uso eficiente dos recursos naturais;
- Preservação da biodiversidade;
- Redução dos níveis de poluição;
- Destinação correta das matérias-primas;
- Reciclagem de materiais;
- Aproveitamento dos recursos energéticos.
A adoção da gestão de resíduos sólidos é um grande passo para garantir a segurança e bem-estar da população. Por isso, se você está querendo implantar este processo em sua empresa ou negócio, conte com a Renascimento e tenha comunicação e suporte personalizado. Que tal fazer uma cotação para conhecer as soluções que a empresa oferece? Não perca mais tempo e coloque em prática.