Clique nas imagens para ampliar
O que é gerenciamento de resíduos sólidos?
O gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de medidas que visam a um tratamento adequado dos materiais não aproveitáveis, resultantes de processos industriais, domésticos ou agrícolas. O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos, evitar a contaminação do meio ambiente e proteger a saúde da população.
Como funciona o gerenciamento de resíduos sólidos?
O gerenciamento de resíduos sólidos é um processo complexo que envolve a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos resíduos. Na coleta, os materiais devem estar embalados e identificados de forma apropriada. O transporte deve ser seguro, com veículos adequados para cada tipo de material. No tratamento, os resíduos passam por processos de separação, compactação, reciclagem e incineração. Por fim, a destinação final de cada material deve atender as normas ambientais vigentes.
Vantagens do gerenciamento de resíduos sólidos
- Redução da contaminação dos recursos naturais;
- Menor risco de incêndio;
- Redução da quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários;
- Valorização do meio ambiente;
- Aumento da qualidade e da quantidade de recursos reutilizáveis.
É fundamental a implementação do gerenciamento de resíduos sólidos, pois os processos de produção e consumo gera uma grande quantidade de resíduos. O descarte inadequado desses materiais pode trazer sérios prejuízos tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente. Por isso, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada, para garantir a gestão responsável dos resíduos. A Renascimento oferece o melhor em gerenciamento de resíduos sólidos, conte com o nosso serviço e faça uma cotação hoje mesmo.